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61 Melhores lições de carreira agrupadas em nove temas leia guarde e tenha uma vida profissional mais produtiva

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LIDERANÇA

1 - Preston C. Bottger, diretor do programa IMD Mobilizing People, da escola suíça de negócios IMD, explica que, para liderar pessoas, você deve descobrir o que motiva cada uma delas. Elas precisam ter uma relação de lealdade e compromisso com você e a empresa. Delegue tarefas.

2 - Se quiser ser um verdadeiro líder: exercite a humildade admitindo deslizes e pedindo desculpas, se necessário.

3 - Esteja pronto para ser encarado como um líder completo. Seja mais do que um gestor de pessoas. Entenda o que sua empresa faz, conheça bastante o cliente e o mercado, e fale a língua do acionista.

4 - Diante de queda da performance, saiba criticar um subordinado. Aponte caminhos para que ele possa se aprimorar.

5 - Coloque-se à disposição para aprofundar a discussão se ele quiser.

6 - Nada de ironias ou críticas camufladas. A conversa deve ser franca.

7 - Seja preciso para falar o que deve ser melhorado e elogie o que o funcionário faz de melhor.

8 - Se sua intenção é realmente ajudálo, fale de igual para igual. Nada de se mostrar superior ao subordinado.

9 - Para chegar à alta performance, ouça a equipe e busque um consenso das opiniões. "Respeite os subgrupos que se formam", diz Pedro Mandelli, sócio da Mandelli Consultores Associados.

10 - Esteja aberto a críticas. O feedback tem duas vias de comunicação.

TRABALHO EM EQUIPE

11 - "As companhias esperam que os líderes tenham preparo para expor seus substitutos aos outros líderes", diz Robert Wong, diretor da Partnership & Learning.

12 - Para o trabalho de sua equipe aparecer, prepare os funcionários com o objetivo de que eles façam apresentações para o seu chefe. Escolha uma pessoa para colocar no seu lugar durantes suas férias.

13 - Tire os olhos do computador quando um funcionário for conversar com você e conduza o papo de forma educada. Se estiver muito ocupado, explique por que não pode atendê-lo e marque um encontro posterior (e vá).

14 - Preste atenção ao comportamento da equipe e verifique se todos entenderam uma ordem ou orientação sua.

PROCESSO DE SELEÇÃO

15 - Esteja seguro que quer trocar de emprego se o headhunter telefonar para você. Se não tiver certeza, deixe claro, para não sair do processo no meio do caminho.

16 - Seja discreto. Evite comentar com colegas sobre o recrutamento.

17 - Ao dizer "sim", pergunte por que a vaga está disponível e quais seus desafios.

18 - Segure sua onda: a ansiedade pode atrapalhar. Matenha o controle emocional para se sair bem na entrevista. "Um recrutamento costuma ser longo", diz Fátima Zorzato, da Russell Reynolds Associates, que recruta executivos no alto escalão.

19 - Fuja dos chavões na entrevista. Ninguém agüenta clichês como "meu maior defeito é ser perfeccionista" . Em vez disso, seja autêntico e sincero.

20 - Nem sempre é fácil descobrir o nome da empresa dona da vaga. Mas, quando souber, informe-se sobre ela.

SUCESSO PROFISSIONAL

21 - Tenha um sonho e batalhe por ele. "Você só consegue resultados de longo prazo se for consistente, e isso só se alcança com energia e disciplina", diz Almir Narcizo, presidente da Nokia no Brasil. Ele é filho de alfaiate e sempre quis ser presidente de empresa.

22 - Acredite no seu potencial. "De vez em quando, pergunte-se o que você quer fazer da vida. Essa reflexão vai levá-lo a descobrir o que o faz feliz na vida e na carreira", explica Marcelo Lacerda, presidente da Lanxess no Brasil.

23 - Não tenha tanta pressa de subir. "Espere os resultados aparecerem", diz Fabio Prado, vice-presidente de marketing da Unilever. Para chegar lá, sua trajetória precisa ser consistente.

24 - Invista em sua educação para se manter atualizado sempre. O presidente da construtora Gafisa, Wilson Amaral, lembra que uma boa base acadêmica ajuda a racionalizar o que é intangível.

25 - "Trabalhe com pessoas melhores do que você, que saibam mais do que você", afirma Gustavo Marin, presidente do Citi no Brasil.

26 - Forme sucessores. Sem alguém para ficar no seu lugar, a sua promoção corre o risco de emperrar.

27 - Quando o assunto é sucesso, Fabio C. Barbosa, presidente do Banco Real, explica que o mais importante para crescer na carreira é respeitar os próprios valores.

28 - Evite associar promoção a sucesso. "Ao ser promovido, você ganha mais trabalho e um aumento pequeno, que não muda a vida de ninguém", afirma a escritora americana Penelope Trunk.

29 - Faça mais do que seu cargo pede e sua formação permite. "Também se ofereça para ajudar", diz Adriano Chemin, um dos vice-presidentes da Oracle.

30 - Mesmo que seja uma chatice, estude finanças. As empresas precisam de quem pense em perdas e ganhos.

31 - Admita para você mesmo que nem sempre sucesso traz felicidade, pois pode prejudicar sua vida pessoal se aumentar a carga de trabalho. "Cuidado para não ficar com o ego inflado. Um bom desempenho não depende só de você", diz Luiz Alberto Hanns, psicanalista de São Paulo.

ADMINISTRAR SEU TEMPO

32 - Avalie o tempo gasto nas tarefas e verifique se todas exigem a mesma dedicação. E faça escolhas para ter horários livres. "Para mim, o mais importante é ter tempo para ficar com as minhas filhas", diz Alexandre Hohagen, presidente do Google no Brasil.

33 - Para ter uma caixa de correio eletrônico menos lotada, envie menos emails. Definia um horário para ler as mensagens. Crie uma hierarquia para os e-mails.

34 - Respeite seu ritmo, tenha cuidado com o fuso horário em teleconferências. Marque reuniões de meia hora. Convoque poucas pessoas e mantenha o foco.

35 - Concentre-se no que mais gera valor e delegue o restante do trabalho para a equipe. Exercite esse desapego.

36 - Se houver imprevistos, esteja preparado para dizer "não" ou "mais tarde". Não atenda todos os telefonemas. Faça o que é importante, e não o que é urgente.

37 - Planeje seu dia em apenas dez minutos e centralize suas informações em uma única agenda.

RELAÇÃO COM O CHEFE

38 - Na hora de criticar o superior, ajuste a comunicação. "Se ele for objetivo, aja da mesma forma", diz a consultora Simone Lasagno, da Career Center.

39 - Se o chefe fica no seu pé o tempo todo, antecipe os prazos de relatórios. Descreva tudo o que está fazendo.

40 - Quando for necessário dizer um "não", analise a situação, afinal, ele é o chefe. Se não der mesmo para atendê-lo, seja objetivo e apresente uma boa justificativa ou pergunte se dá para resolver a questão posteriormente.

41 - Para se sair melhor numa negociação com o chefe, seja para pedir aumento, férias ou desfazer uma injustiça, anote seus motivos. "Depois, leia-os em voz alta, para ver a força de seus argumentos", diz Gerson Correia, da Talent Solution.

EMPREGABILIDADE

42 - Há cada vez menos espaço para chefes tiranos. Mesmo os que dão resultados. Profissionais deste tipo não são sustentáveis ao longo dos anos.

43 - Faça uma auto-avaliação de tempos em tempos. Assim, você pode tomar a iniciativa de mudar ou se adaptar a diferentes cenários.

44 - Após ser desligado, cancele as viagens e reduza os custos mensais caso suas finanças estejam desorganizadas.

45 - Aproveite o momento para descobrir se vivia em função da empresa e esquecia da família e dos amigos.

46 - Não aceite o primeiro emprego. A nova colocação precisa ser avaliada.

47 - Se você foi surpreendido pela demissão, se esforce para reequilibrar suas emoções em vez de gastar energia com lamentações. Reconheça seus pontos fortes e reflita sobre como melhorar os pontos fracos.

GESTÃO DA CARREIRA

48 - "Responda quem são seus demônios, quem te combaterá, quem são seus anjos e quem será seu aliado?", sugerem W. Chan Kim e Renée Mauborgne no livro A Estratégia do Oceano Azul (Ed. Campus/ Elsevier).

49 - Também dos autores: "Antes de começar uma batalha, conquiste as vozes mais poderosas para ficar ao seu lado. Identifique os detratores e defensores, esqueça os indiferentes. Busque produzir bons resultados para todos".

50 - Prepare-se para períodos de turbulência toda vez que for tirar as pessoas de sua zona de conforto.

51 - Cuide de seu perfil virtual, tudo o que sai sobre você na web. Não faça na internet o que você não faria perante amigos, familiares, clientes ou chefe.

52 - Estude o conceito de sustentabilidade para ajudar a empresa a sobreviver numa nova realidade no mundo dos negócios. Esse conhecimento faz toda diferença na carreira. "A demanda por profissionais especializados está crescendo", diz André Fischer, coordenador do MBA em RH da FIA e da pesquisa que dá origem ao Guia VOCÊ S/A–EXAME — As Melhores Empresas para Você Trabalhar.

53 - Mantenha seus dados atualizados na web e crie material interessante sobre os assuntos que você domina. Não esqueça de fazer buscas constantes para gerenciar seu nome e imagem na rede.

54 - "Seja um profissional adulto. Para crescer é preciso se comportar diferente, parar de reclamar e perceber que é responsável por si mesmo", diz o psicólogo José Ernesto Bologna.

NETWORKING

55 - Aproxime-se das pessoas por afinidade, e não por interesse. Esteja aberto à possibilidade de fazer amigos, mas, se não tiver intimidade, a cerimônia faz bem.

56 - Cadastre-se em redes de networking online como o LinkedIn, acessada por mais de 10 milhões de executivos em todo o mundo. "Localizo pessoas que estão fora do meu círculo imediato", diz Gerson Correia, da Talent Solution, de São Paulo.

57 - "Não aborde as pessoas como um `coitadinho' . Entenda que networking é mesmo uma via de mão dupla: um dia você aciona, num outro é acionado", diz a professora Tania Casado, da Universidade de São Paulo (USP).

58 - Se você é disciplinado para escrever toda semana, mantenha um blog sobre um tema no qual é especialista.

59 - Atue com freqüência na sua rede de relacionamento via internet. "Não responder um e-mail é o mesmo que deixar o telefone fora do gancho", diz Marcos Sêmola, diretor de operações de risco da Atos Origin no Reino Unido.

60 - Esteja disponível para sua rede de contatos. Evite pedir ajuda e depois sumir do mapa. Agende encontros para manter sua lista de contatos atualizada. "As pessoas percebem que você está marcando presença apenas para garantir favores futuros", diz Célia Leão, consultora de etiqueta e colunista da VOCÊ S/A.

61 - "Cuide para não se deixar seduzir por cargos na hora de escolher com quem vai se relacionar. Há gente interessante em várias posições, como gerentes e analistas", diz Claudia Goulart, gerente-geral de HealthCare América Latina da GE.